11 Dicas para contratar um Plano Corporativo de Telefonia Móvel

Saiba como isso pode te ajudar a evitar problemas.

Postado por Daniel Giovannetti em 24.08.2016 13:30:48 3895 11 Dicas para contratar um Plano Corporativo de Telefonia Móvel - Saiba como isso pode te ajudar a evitar problemas.

Depois de mais de 15 anos de experiência em vendas e consultoria em telecomunicações, e isso inclui trabalhar em duas das maiores operadoras do país, resumi em 11 dicas para você contratar um bom serviço de telefonia móvel para sua empresa.

1- Clareza na hora de escolher um plano
 

Ter clareza no que você precisa e quer adquirir é essencial para uma boa contratação. Entenda o seu plano atual e tenha certeza do que você precisa. Eu diria que este é o principal item que evita 60% dos aborrecimentos em sua conta de telefonia. Em primeiro lugar, você tem que entender sua conta, saber o que você paga, o porque você paga o que paga, e se fazer perguntas como: Pra que serve este serviço? Por que contratei este pacote? Será que ainda preciso deste serviço? Esta oferta é a melhor para mim ou minha empresa? E outras perguntas são essenciais para que você possa numa negociação de renovação ou portabilidade. Afinal, você vai ter que ficar com seu plano no mínimo 12 meses, nos casos de planos pessoa física, ou 24 meses nos casos de planos corporativos.
 

2- Verifique a multa por cancelamento de serviços e/ou quebra de contrato
 

Peça ao seu consultor que mostre pra você onde está a cláusula contratual que fala sobre o prazo contratual, a multa sobre cancelamentos e as situações em que ela ocorre. Isso é fundamental para que você saiba as situações que você alterar ou não seu contrato. Isso evita surpresas, acredite.
 

3 - Fuja das ofertas combo
 

As operadoras oferecem sempre os combos de serviços que incluem telefonia móvel, telefonia fixa e pacote de tv. Cuidado! Você pode estar entrando numa cilada. Analise sempre as ofertas separadamente, confira os preços de cada item, e fique atento ao prazo de contrato que você estará se amarrando senão você não vai ter do que reclamar depois.
 

4- Analise os benefícios do seu novo plano
 

Antes de fechar o contrato, faça a seguinte pergunta pra você mesmo. Quais os benefícios que estou tendo fechando este contrato? Veja alguns benefícios que você deve procurar ter:
 
  1. Economia - sua oferta tem que ser melhor do que a anterior.
  2. Pós-vendas - o serviço pós-venda tem que ser mais ágil, tem que ter uma ferramenta de controle e gestão.
  3. Procure especialistas - confirme se a empresa que lhe atenderá realmente é especialista no plano que você está comprando, empresas que vendem todas as operadoras na maioria das vezes só oferecem aquilo que é mais interessante para elas e não para sua empresa.
  4. Melhorias reais - busque que seu novo contrato lhe traga melhorias concretas
     

5 - A empresa que você está negociando é idônea?
 

Faça uma breve pesquisa sobre a empresa que você está negociando. Quantos anos de mercado ela tem? Tem site na internet? Este site está atualizado ou ela não atualiza isso há anos? Pesquise no site Reclameaqui.com. Não há nada em ter reclamações no site mas a empresa se preocupa em responder aos seus clientes? O suporte que a empresa está te oferecendo existe na prática ou é só promessa? Peça uma relação de clientes com telefone e contato para consulta e exija uma escalation list, que é uma lista de pessoas na empresa que você poderia fazer contato caso seu consultor não atenda suas demandas.
 

6- Suporte pós-venda e atendimento
 

Preste atenção aos detalhes, tudo o que for dito e prometido é bom que esteja também em contrato, ou num contrato à parte e assinado por ambos. Esta é a única forma de garantir uma qualidade no atendimento pós-venda de seu contrato. Quando é preciso entrar em contato com o suporte das operadoras, tenha todas as informações em mãos antes de ligar, isso vai agilizar seu atendimento. Se você não estiver satisfeito com a empresa revendedora da operadora ou consultoria, não existe em acionar a Anatel. Ela ajuda a agilizar os processos.
 

7- Cláusulas nas entrelinhas dos contratos
 

Leia com atenção o contrato que você está assinando. O que acontece muito é que as pessoas não leem inteiramente seus contratos e ao utilizar os serviços se deparam com problemas posteriores. É necessário ler tudo com atenção e tirar todas as dúvidas antes de fechar qualquer acordo.
 

8- Confira as tarifas e assinaturas do plano
 

Analise com atenção a proposta e confira os valores das tarifas apresentadas. Importante observar:
 
  • Quais as tarifas do meu plano para ligação local intra-rede, fixo e outras móveis? E ligações interurbanas intra-rede, fixo e outras móveis?
  • Quantos minutos e que tipo de ligação meu pacote de minutos contempla? Somente ligações locais ou também inrerubanos?
  • Quando acabar minha franquia de minutos, qual o valor dos minutos excedentes?
  • Sua franquia de minutos ou internet é individual ou compartilhado?
  • O pacote de dados quando acabar, vai me cobrar excedente ou reduz a velocidade sem cobrança de excedentes?
     

Essas são algumas das perguntas que você deve fazer para seu consultor.
 

9- Peça uma via do contrato assinado pelo seu consultor no ato da compra
 

Parece besteira, mas isso pode evitar problemas futuros. Infelizmente, um dos maiores índices de reclamação junto às operadoras é que o cliente não fechou este ou aquele serviço que está cobrando. Qualquer problema, acione imediatamente a Anatel.
 

10- Confira os aparelhos no ato do recebimento e não aceite nada diferente do que você comprou
 

Confira no ato da entrega os modelos, cores, memória dos equipamentos comprados, isso quer dizer, abra a caixa e veja se todos estão lá dentro! Depois de recebidos você terá problemas para a troca. A lei prevê que em até 7 dias você pode reclamar dos aparelhos que vieram com defeito após este período a reclamação é somente nos serviços autorizados do fabricante.
 

11- Escolha a empresa que lhe entrega mais do que você está comprando
 

Busque uma empresa que lhe ofereça outros serviços que vã agregar valor a sua contratação como por exemplo: serviços de garantia extendida dos aparelhos e venda de novos equipamentos,
 
  1. Assistência técnica - procure uma empresa que seja assistência autorizada dos aparelhos das marcas que você adquiriu. Buscar e entregar seus equipamentos também é importante.
  2. Revendedor de smartphones - algumas empresas também vendem equipamentos direto dos distribuidores e muitas vezes com um preço menor do que a tabela da operadora.
  3. Software de Gestão das Contas - isso é essencial para você fazer uma boa gestão de seu plano corporativo. Algumas empresas cobram para oferecer este serviço, vale à pena.
  4. Acessórios - se você puder comprar acessórios direto de seu parceiro, facilita.
  5. Pós-vendas - escolha a empresa que lhe entregue um software para fazer abertura de chamados, exija isso para que você possa organizar e manter um histórico. Isso mostra também credibilidade da empresa escolhida.
     
Daniel Giovannetti é Fundador e CEO da RED Telecom e criador do software de gestão RED Control. É formado em Ciências da Computação e Master em Executive Coaching. Sua empresa de consultoria em telecomunicações, RED Telecom, é agente autorizada Claro, Embratel e Net, distribuidora Allied e Vcom para telefonia IP.
 
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